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Dicas para o uso correto do WhatsApp por corretores de imóveis

Com o passar dos anos, a comunicação entre os corretores de imóveis e seus clientes foi aos poucos ganhando novos recursos, felizmente cada vez mais baratos e cada vez mais eficientes.

Não faz muito tempo era comum o corretor possuir cartões telefônicos para confirmar aquela visita agendada no sábado pela manhã. Ou mesmo possuir um chip para cada operadora de telefone que se revezavam no intuito aproveitar cada promoção e poder ‘cercar’ o cliente.

Ainda assim, quem nunca se confundiu com os muitos números de telefones disponíveis e perdeu agendamentos ou negócios graças a confusão proporcionada pelo gerenciamento dos chips. Ou ainda ficou sem crédito para envio de SMS e avisar que estava aguardando seu cliente no plantão.

A popularização do aplicativo WhatsApp proporcionou amplas possibilidades de comunicação entre os dois elos desta corrente: corretores podem enviar mensagens, ofertas e convites para seus empreendimentos e aos clientes que podem receber estas ofertas com mais privacidade  e dar sequência a uma negociação se assim ele desejar.

Veremos neste artigo, algumas regras de etiqueta digital para você não errar quando estiver utilizando esta ferramenta com seus clientes ou sua equipe.

Pergunte ao seu cliente se você pode enviar informações via WhatsApp

Ao adicionar um novo contato na agenda do seu smartphone, o WhatsApp irá identificar automaticamente se este número possui conta no aplicativo deixando o canal aberto para conversas. Pronto, para muitos corretores está aberto um canal de comunicação por onde ele irá enviar ofertas e mais ofertas de imóveis a este novo ‘cliente’. Porém esta prática é vista como invasiva e ao invés de gerar negócios, muito provavelmente fará o corretor ser bloqueado pelo dono do número.

Vi casos de corretores que fazem isto com um mailling inteiro! Fuja da tentação de adicionar à esmo apenas para abrir o canal de comunicação via WhatsApp. Antes, pergunte ao seu cliente no momento em que ele te enviar o seu número ou cartão de visitas se você pode adicioná-lo. Faça isto se o encontro for realizado presencialmente ou mesmo se for online através de chat ou e-mail. Na primeira mensagem, lembre a ele onde foi feito o contato entre vocês. Acredite, você não é o único corretor com quem ele está conversando!

Divulgue ofertas e eventos imobiliários ao público correto e com moderação.

O uso dos recursos de envio de imagem e mesmo de localização do WhatsApp fazem dele uma ótima ferramenta para divulgação de ofertas e de eventos imobiliários. O corretor poderá enviar ao seu cliente sua localização exata para recebê-lo em determinado empreendimento. Assim será fácil utilizar um GPS para chegar até o plantão se for necessário.

É uma ótima maneira de apresentar um atendimento individual e personalizado. Ainda assim, existem profissionais que preferem criar grupos com vários contatos e enviar convites em massa para suas ações. Ao fazer isto o corretor está mais uma vez ferindo a privacidade de seus clientes e abrindo a eles a possibilidade de conversar em seu próprio grupo o que pode ser um risco caso o corretor não saiba administrar isto.

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